5 Ideias e atitudes sustentáveis para você colocar em prática (seja em...

5 Ideias e atitudes sustentáveis para você colocar em prática (seja em casa ou apartamento)

0 186

Com certeza todo mundo já ouviu falar no discurso de sustentabilidade. Aqui mesmo nós já postamos algumas ideias de como ter uma casa sustentável LEIA AQUI

Porém existem mais que ideias, existem atitudes que podemos utilizar para tornar nosso meio mais saudável e fazer com que nossa natureza sofra menos, assim como melhorar os ecossistemas existentes em nossa comunidade local.

Por isso separamos algumas ideias para você se inspirar!

1 – Compre a produção local. De modo geral, os itens dos supermercados fazem longas viagens até chegar a seu destino final. Agora pense na quantidade de emissão de gás carbônico decorrente dessas longas travessias. Isso vale para o comércio local. Priorizar os empreendedores locais é uma atitude consciente, que traz mais oportunidades e alanca a economia local de forma sustentável. Ir à feira ou comprar na loja do bairro é uma atitude sustentável.

2 – Na reforma de apartamentos ou casas, demolir paredes para eliminar o excesso de cômodos, ajuda a  integrar os ambientes. Além de ampliar, você terá uma melhora na circulação de ar, diminuindo o consumo de energia em dias em que as temperaturas estão muito acima ou abaixo do suportável.

3 – Nas reformas, o reaproveitamento de revestimentos evita a geração de entulhos, que tem a necessidade de captação por “papa entulhos”, que encarecem a obra.

E mais, muitas vezes esses resíduos são lançados em rios e córregos, causando enchentes em dias de chuva. Uma ideia super atual e que deixa a casa com um ar moderno é a restauração de tacos, que costumam ser de madeira nobre. Nos casos em que existem os azulejos e pisos cerâmicos, em vez de removê-los, aplique em cima um novo acabamento.

4 – Para a iluminação artificial, existem as lâmpadas de baixo consumo de energia elétrica, como as fluorescentes. Hoje já existem modelos que emitem luz de tom amarelado, mais aconchegante para salas e quartos. Outra opção é a luz de LED, que consome dez vezes menos energia do que, por exemplo, as lâmpadas dicroicas. Caso você queiram um diferencial de iluminação, existem lâmpadas de LED que várias cores, que trazem até controles, que você pode trocar o tom da iluminação de acordo com sua vontade. Veja em @fioramaec

5 – Assim como o lixo reciclável, os resíduos orgânicos podem ser aproveitados. A técnica da compostagem é muito simples e dá para produzir adubo orgânico em casa para o canteiro de temperos, por exmeplo. Para fazer, separe cascas de frutas e legumes em um recipiente com tampa (não coloque grãos ou restos de comida, que causam mau cheiro e propagam insetos). Por cima, coloque uma camada fina de serragem. Depois de cheio, deixe apurar por quatro meses, longe de lugares úmidos e após isso você pode utilizar o seu próprio adubo nas plantas da sua casa.

Gostou das ideias?

Deixe seu comentário abaixo!

Se você quiser, pode deixar sua sugestão de post e dicas, assim vamos construindo esse espaço juntamente com você.

Sem comentários

Deixar uma resposta